quinta-feira, 5 de setembro de 2013

2

Entendendo a numeração das tintas e tonalizantes

Oi gente, tudo bem?

O post de hoje é uma ótima dica para quem quer pintar os cabelos, mas acaba errando na hora de escolher o tom! Sabe quando a gente escolhe pela cor da caixinha? Então, aí a gente passa a tinta e vê que não ficou tão bonito igual ao cabelo da modelo! Isso tudo depende do seu fio se é fino ou grosso, da oxigenada utilizada, do tom escolhido, enfim... Esse é um post básico e é minha obrigação fazê-lo antes de postar o fim da minha saga ruiva (que será nessa semana)!
Fonte da imagem: Google imagens.
Vamos começar pela altura da cor, ou seja, se ela é clara ou escura:
1 - Preto muito escuro
2 - Preto natural
3 - Castanho escuro
4 - Castanho médio
5 - Castanho claro
6 - Louro escuro
7 - Louro médio
8 - Louro claro
9 - Louro muito claro
10 - Louro claríssimo
Existem algumas marcas que a numeração vai até 12, que são os louros platinados!
* As cores terminadas em .0 (7.0, ou apenas 7, dependendo da marca), não possuem reflexos em seu tom, por isso são chamadas de puras/naturais e são mais indicadas para quem deseja cobrir os fios brancos.

Reflexos:
.1 - Acinzentado
.2 - Violeta/Irisado
.3 - Dourado
.4 - Acobreado
.5 - Acaju
.6 - Vermelho
.7 - Marrom

Em algumas marcas ainda há o reflexo .9 que significa verde/mate.

Reflexo principal e reflexo secundário
O tonalizante que eu usava por exemplo, Casting 645, significa:
Tom base: 6 / louro escuro
Reflexo principal (70% da cor): 4 / acobreado
Reflexo secundário (30% da cor): 5 / acaju)
Ainda existem os reflexos:
Normais: 7.4
Intensos: 7.44
Naturais: 7.01

* Alguns fabricantes repetem o tom base, por exemplo: 6646, o que significa que a tinta é super intensa. Perceba que além disso, as marcas também podem omitir o ponto.

Oxidantes:
10 volumes / 3% - Não clareia, apenas deposita o pigmento.
20 volumes / 6% - Clareia até dois tons em base 4, um tom em base 1/2/3. É a mais indicada para cobertura de fios brancos e mudança de reflexos.
30 volumes / 9% - Clareia até três tons em base 4.
40 volumes / 12% - Clareia até quatro tons e é mais indicada para descolorações pois danifica mais os fios.
Neutralizando tons:
Fonte da imagem: Retirada do Google Imagens e editada por mim.
Para neutralizar tons basta olhar na Estrela de Oswald e observar qual o seu tom e qual é a cor oposta a ele. Por exemplo, se seu cabelo está loiro (amarelo), observe a cor oposta, que no caso é o roxo, dessa maneira você neutraliza os reflexos amarelados! Muitas meninas adicionam violeta genciana ao xampu, para neutralizar aquela cor "amarelo ovo" que puxa no cabelo loiro.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado!

Beijos!





2 comentários:

  1. Essas numerações deixam a gente doida né?

    As vezes eu tenho que ler posts assim, porque esqueço..

    beijos

    >> http://blog-uhlala.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô se deixam! Antes eu comprava a tinta pela caixinha uahuahauh só dava problema! Eu ainda tenho problemas pra distinguir os tons, sempre confundo 8 com 7 (principalmente no meu cabelo) acho que está de uma cor, só que está de outra uahuahua '-'

      Excluir